Publicações e Participações em Seminários, Congressos

Seguem algumas das publicações do grupo:
  1. THOMÉ, M.; CUNHA, S. Eliminando ambiguidades de expressões aritméticas com uso de regras gramaticais da Linguagem Matemática.  – In: II SENALEM – II Seminário Nacional Linguagem e Educação Matemática  – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). (Anais a  publicar).

2. ROSA, J.J.; CUNHA, S.; VELASCO, J. Definição versus Propriedade – In: II SENALEM – II Seminário Nacional Linguagem e Educação Matemática  – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). (Anais a  publicar).

3. MIRANDA, D.; VELASCO, J.; CUNHA,  S. Ditado de Conjuntos: a importância da compreensão dos significados dos símbolos da Linguagem Matemática– In: II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática  – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). (Anais a  publicar).

4. BRITO, J.; VELASCO, J.; CUNHA, S. Relações de Equivalência na Educação Básica (Pôster) – II SENALEM – II Seminário Nacional Linguagem e Educação Matemática  – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro).  (Anais a  publicar)

5. EVALDO, C.; MAIA, M.; SILVEIRA, M.R.A CUNHA, S. (Moderador). MESA REDONDA: Alfabetização Matemática – II SENALEM – II Seminário Nacional Linguagem e Educação Matemática  – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro).

6. CUNHA, S. Linguagem Matemática: Leitura soletrada e leitura interpretada – II SENALEM – II Seminário Nacional Linguagem e Educação Matemática  – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro).

7. CUNHA, S.; VELASCO, J. Sobre a Gramática da Linguagem Matemática. – In: V SELEM - Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática  –  UECE –  Fortaleza – CE. 2018 (13 A 15 de setembro). (Anais a  publicar).

8. CUNHA, S. Comprendre le Langage Mathématique. Au fil des maths – le bulletin de l'APMEP. Nº 528. juin/2018. ISSN: 2608-9297. Disponível em:  https://afdm.apmep.fr/rubriques/ouvertures/comprendre-le-langage-mathematique/

9. BRITO, J.; VELASCO, J.; CUNHA, S.  Relações de Equivalência Geométricas: análises e comparações a outras áreas. – In: II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio). Disponível em: http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-comunicacoes.

10. LIMA, N.; VELASCO, J; CUNHA, S. Análise da Linguagem Matemática nos livro-texto do 6º e 7º anos (Pôster) – In: II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio). Disponível emhttp://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-dos-posteres.

11. ROSA, J.J.; CUNHA, S; VELASCO, J. Definição versus Propriedade: Introdução à Semântica da Linguagem Matemática – In: II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio). Disponível em: http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-comunicacoes.

12. MATEGRAMÁTICA. Gramática da Linguagem Matemática (Minicurso) – II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro (RJ). 2018 (07 a 09 de maio).

13. NASSER, L., KISTEMANN, M., CUNHA, S., VELASCO, J. (Moderador). MESA REDONDA: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e Linguagem Matemática – II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio).

14. CUNHA, S. Por que estudar a Linguagem Matemática? - UERJ - Rio de Janeiro. Colóquios do IME - 08/11/2017.

15. CUNHA, S.; VELASCO, J. Los afijos en el Lenguaje Matemático   In II CEMACYC – II Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe. Cali (Colômbia). 2017 (29 de outubro a 1 de novembro). (Resumo disponível ehttp://ciaem-redumate.org/cemacyc/index.php/ii_cemacyc/iicemacyc/paper/view/77; texto completo disponível em breve)

16. CUNHA, S. Linguagem Matemática. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)  Rio de Janeiro  2017 SNCT CCET.UNIRIO (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia)  25/10/2017 – Conferencista Convidado.

17. CUNHA, S. Ler, Escrever e Compreender a Linguagem Matemática. In PAIVA, M.G.V. (Org.). Psicopedagogia: contribuições para o ensino da matemática e para clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, pp. 47-62. ISBN 978-85-7785-538-4.

18. CUNHA, S. La gramática del Lenguaje Matemático – In: VIII CIBEM -  VIII Congresso Ibero-americano de Educação MatemáticaMadrid (Espanha). 2017 (10 a 14 de julho).

19. CUNHA, S.; VELASCO, J.; MIRANDA, D.R. Dictado en el Lenguaje Matemático - Taller - In: VIII CIBEM -  VIII Congresso Ibero-americano de Educação MatemáticaMadrid (Espanha). 2017 (10 a 14 de julho).

20. CUNHA, S.; VELASCO, J.; MIRANDA, D.R. Gramática da Linguagem Matemática: Como ler e entender uma expressão matemática. Oficina realizada na I Semana do Matemático  IME /UERJ. Rio de Janeiro  RJ. 2017 (04 a 06 de maio).

21. MIRANDA, D.R.; CUNHA, S. Um estudo sobre a abordagem de noções da teoria dos conjuntos na educação básica – In: I Semana do Matemático – IME/UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2017 (04 a 06 de maio).

22. CUNHA, S. Considerações sobre a Aprendizagem Contínua do Matematiquês – a Linguagem Matemática. In MAIA, M.G.B.; BRIÃO, G. (Org.). ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - Perspectivas Atuais – 1ª Ed. Curitiba: Editora CRV, 2017, pp. 45-60.

23. MIRANDA, D.R.; CUNHA, S. Ditado de proposições lógicas – In: I Bienal de Matemática da UFF & VIII Semana da Matemática da UFF. Niterói – RJ. 2016 (19 a 22 de outubro). Premiado com Menção Honrosa pela Comissão Organizadora Local.

24. CUNHA, S. Hablando Matematiqués. Universidad Técnica de Oruro – Oruro – Bolívia – XVIII Congreso Boliviano de Matemática: “Matemática y Educación” (Sociedad Boliviana  de Matemática) – 2015 (28 a 30 de outubro) – Conferencista Convidado.

25. CUNHA, S. Falando Matematiquês. UERJ – Rio de Janeiro – Seminário CAp-UERJ de Educação Matemática – 28/05/2015.